Ondjango Feminista Ondjango Feminista

Violência Institucional até quando?

ONDJANGO FEMINISTA

Temos todos de refletir sobre isso e, sobretudo, buscar caminhos alternativos para uma mudança de quadro. Quantas mais mulheres terão de ser agredidas nessas condições para que hajam políticas públicas que promovam a justiça social de facto? Quantas mais pessoas neste país terão de viver em situação de precariedade socioeconómica para que se olhe para a realidade de vida difícil de muitas angolanas e angolanos? Quantas mais angolanas e angolanos não terão acesso sequer ao Bilhete de Identidade e ficarão privados de exercer plenamente a sua cidadania?

Leia mais
Ondjango Feminista Ondjango Feminista

Para além da sobrevivência: Políticas económicas para equidade e justiça

POR ÂUREA MOUZINHO

São políticas económicas todas as intervenções do governo na economia, a fim de influenciar fundamentais económicos como a produção de bens e serviços, o desemprego, a taxa de inflação, entre outros. Em regra, as políticas económicas podem ser divididas em duas principais categorias: políticas macroeconómicas ou políticas microeconómicas, sendo estas últimas aquelas que dizem respeito à intervenção directa do governo para influenciar o desempenho de um sector específico da economia. P

Leia mais
Ondjango Feminista Ondjango Feminista

Interface Económica: Comunidades Mineiras, Exploração Sexual de Meninas e Mulheres Jovens

POR MARIA MALOMALO

Apesar do evidente potencial financeiro do sector de mineração, mulheres e meninas continuam em risco. A província da Lunda Sul tem a maior taxa de gravidez na adolescência do país, fixada em 59,7%, de acordo com o relatório do Multi-Indicador de Saúde (2015-2016). As meninas adolescentes são expostas a esses impactos negativos para a sua saúde e a nível social devido ao conhecimento limitado sobre direitos e saúde sexual e reprodutiva, incluindo o uso de contraceptivos e falta de informações sobre mecanismos de denúncia em casos de abuso ou exploração sexual.

Leia mais
Ondjango Feminista Ondjango Feminista

Políticas de protecção à Mulher no mercado Informal

POR INDIRA FÉLIX

O trabalho informal é, em si, gerador de assimetrias e desigualdades sociais, que tendem a ser reproduzidas, sobretudo, no trato de benefícios como a aposentadoria, inexistentes para a maioria dos sujeitos do caso em estudo, talvez por desconhecimento dos mecanismos para a adesão aos mesmos para a contribuição individual à segurança social.

Leia mais
Ondjango Feminista Ondjango Feminista

ONDJANGO CONVERSAS: Resistência Económica das Mulheres

YouTube

Estão disponíveis no nosso canal YouTube conversas imperdíveis entre três mulheres brilhantes, Cecília Kitombe, Âurea Mouzinho e Indira Félix, sobre o contexto da resistência económica das mulheres em Angola, em particular as trabalhadoras do sector informal, tendo em conta as políticas socio-económicas e os direitos de protecção social. Não vais querer perder esta verdadeira aula com informações e dados muito relevantes para compreender o panorama social e económico do nosso país.

Leia mais