Relatos
Não são estórias, são relatos de aquilo que nos fazem, todos os dias. Na voz de quem lá esteve, que preservamos e protegemos, sempre. E para sempre. O relato e divulgação dos casos de abuso sexual, violência física, entre outros, tem como objectivo abrir portas para um debate mais profundo dos problemas reais e presentes no nosso contexto. Juntaremos análises, de quando a quando, e sempre no fim, à voz de quem conta - escutaremos sempre primeiro.
POR KIMPA VITA GOUVEIA
“Tenho um bebé de 5 meses que trago nas correrias por ser muito pequeno e não tenho com quem lhe deixar.”
POR LAURINDA GOUVEIA
Como ainda não tinha recebido o salário, falei com o meu patrão, que me disse que estava sem dinheiro. m vizinho do bairro emprestou-me mil Kwanzas e levei o miúdo ao Centro Hospitalar das Madres.
As condições às quais estávamos expostos não era das melhores. Não podíamos beber da água da casa. Tínhamos de beber água sem ser tratada, e tínhamos de fazer comida para uma semana, a mesma comida todos os dias.
Como é que este caso específico nos alerta sobre a falta de respostas às questões urgentes de desigualdade e injustiça social?... A solução será sempre excluir ou eliminar quem justamente mais precisa do apoio do Estado?
Estragou a minha vida... Estou sem chão, não sei o que fazer, as vezes tenho vontade de matar com as minhas próprias mãos essa criança que está dentro de mim!!”
Chorei... Gritei por ajuda.. Mas ninguém saiu de casa. Então levantei-me e arrastei-me até casa, naquele momento a minha vida mudou.