“PULUNGUZA! LUTA DE MULHERES NO CINEMA”
Festival de cinema
O Festival de Cinema “PULUNGUNZA: Lutas de mulheres no cinema” é uma parceria entre o Goethe Institut e o Ondjango Feminista que tem o objectivo de, através do cinema, chamar a atenção sobre as lutas das mulheres pela igualdade e justiça social ao redor do mundo.
A amostra dos filmes é sempre seguida por debates estruturados e moderados pela equipa do Ondjango Feminista, contando com a contribuição de prelectoras profissionais de vários sectores, que comentam e sobretudo interagem com um público misto.
A interacção durante o evento possibilita ao público a expressão de sensações e ideias que às vezes são difíceis de expressar abertamente, analizando e desconstruindo algumas dinâmicas sócio-culturais que perpetuam injustiça social de género.
Segunda edição - Abril 2023
Primeira edição - Julho 2022
Filmes, Documentários e Outros Videos
O Cinema Africano é pouco conhecido entre nós. Quando falamos de mulheres realizadoras africanas, aí sim nos damos conta da imensa invisibilização do seu trabalho. Cabe a nós, público interessado, procurar e dar eco às suas obras, que muitas vezes reflectem as nossas próprias realidades. Apesar de serem filmes, por vezes, de difícil acesso, consideramos que é importante divulgar o trabalho das realizadoras africanas, em especial quando as estórias que contam são as nossas estórias.
Esta secção de Cinema continua em construção e em crescimento. Estamos abertas a sugestões. Bom filme!
"Notre étrangère", de Sarah Bouyain (Burkina Faso)
"Sinking Sands", de Shirley Frimpong-Manso (Gana)
"We Sould All Be Feminists", de Chimamanda Ngozi no TEDxEuston
"The Witches of Gambaga", de Yaba Badoe (Gana)
"Na Cidade Vazia", de Maria João Ganga (Angola)