ESTRATÉGIA DE ACTUAÇÃO
1. Conscientização
Consciencializar envolve um conjunto de actividades e práticas que levam as pessoas a reflectir sobre os assuntos e factores que afectam a sua vida, e a realização dos seus direitos.
Em Angola, onde a generalidade das pessoas está despolitizada, a consciencialização é uma ferramenta crucial de transformação social. Para nós, a consciencialização política das mulheres é o primeiro passo crítico na luta contra a desigualdade de participação das mulheres a todos os níveis da sociedade, bem como na luta contra a opressão e exploração das mulheres.
Com esta estratégia, queremos realizar actividades que permitam que as mulheres passem de um conhecimento superfical sobre a sua realidade para uma entendimento profundo em que se perguntam constantamente sobre o “porquê”, “o quê” e “como” as suas vidas são influenciadas por factores pessoais, privados e públicos.
São actividades de consciencialização política: os nossos encontros mensais; os textos produzidos para reflexões sobre a realidade das mulheres angolanas, as análises comparativas com a realidade de outras mulheres africanas; o programa “Vamos Falar”; as palestras, seminários e apresentações do Ondjango e/ou suas membras; e a futura Escola Feminista.
2. Mobilização
Mobilizar significa convocar pessoas e recursos para uma iniciativa, organizar pessoas para agir, fazer algo mover-se.
Na nossa estratégia, a mobilização é o segundo passo crítico para estimular mudanças e transformações sociais. No processo de mobilização, a participação é ao mesmo tempo uma meta e um meio. A mudança efectiva é um movimento gradual que é possível quando as pessoas envolvidas entendem a sua necessidade, querem uma mudança e sabem como atingi-la.
São acções de mobilização: o Forúm Anual do Ondjango Feminista (FAOFEM); as campanhas de informação via redes sociais e outros meios; marchas e outras formas de protesto; os concertos, espectáculos, e outras formas de expressão cultural; a campanha dos 16 Dias de Activismo contra a Violência Baseada no Género.
3. Advocacia
Advogar significa apoiar publicamente uma causa com razões e argumentos sólidos.
A nossa advocacia consiste na mobilização da sociedade civil ou de membros de organizações para engajarem ou desafiarem os detentores de poder de decisão com o objectivo de criar mudanças em políticas, programas e comportamentos sociais, para uma sociedade mais justa.
A nossa advocacia tem como alvo os decisores políticos e a sociedade civil em geral.
São actos de advocacia: as cartas encaminhadas aos vários orgãos de tomada de decisão, a participação do Ondjango e/ou das suas membras em debates públicos, entre outras.