Captura de ecrã 2018-12-02, às 21.28.54.png

ESCOLA FEMINISTA

O QUE É A ESCOLA FEMINISTA?

O Ondjango Feminista propõe a criação de uma Escola Feminista, uma iniciativa que busca melhorar a compreensão das teorias feministas, a sua relevância e aplicação na promoção da justiça social em Angola. Além de introduzir teorias e conceitos feministas, a escola também se concentra em facilitar a compreensão da estrutura de opressão e do poder, auto-cuidado bem como abordar questões de liderança feminista.

O objetivo geral da escola é fortalecer o movimento feminista através do aprimoramento dos conhecimentos e da capacidade das mulheres no movimento e na sociedade civil em geral. A esse fim, a escola propõe um programa abrangente sobre ideologias, experiências e práticas feministas na luta por uma sociedade mais justa, bem como acções colectivas que buscam abordar desigualdades de género a todos os níveis: pessoal, comunitário, provincial e nacional.

Terceira Escola Feminista - Maio 2024

Em 2024, a Escola Feminista realizada em Maio, por um período de 3 dias, em Luanda, e contou com a participação de 20 mulheres provenientes de diferentes províncias de Angola.

O foco dessa ediçao foi abordar as principais abordagens metodológicas de pesquisa a nível do feminismo, com destaque para Pesquisa-Ação Participativa Feminista (FPAR) como um farol no âmbito dos movimentos feministas, oferecendo uma metodologia de pesquisa inclusiva que prioriza vozes marginalizadas. dedicou-se a uma abordagem extensiva sobre as metodologias de investigação científico-feminista.

Cada vez mais, a utilização do espaço e a ampliação da voz das mulheres é de facto fundamental para se garantir as transformações sociais que se esperam. Este processo deve ser feito, de forma metódica, utilizando as ferramentas de pesquisa e acção que nos ajudem a conhecer a realidade de cada contexto onde as mulheres se encontram.

É deste modo que as teorias sociais, sobretudo as radicais, baseadas na teoria crítica e de mudança, nos congregam a pensar a pesquisa e a acção como ferramentas fundamentais para se alterar os modus vivendi das mulheres.

Segunda Escola Feminista - Dezembro 2023

Nos dias 01 - 03 de Dezembro de 2023 aconteceu no Panguila, na provincia do Bengo, a segunda Edição da Escola Feminista.

A Escola Feminista foi concebida para fazer uma introdução à macroeconomia a partir de lentes feministas, a fim de elevar a capacidade das mulheres de influenciar as políticas macroeconómicas em Angola. Assim sendo, o objectivo principal deste projecto foi o aprofundamento da compreensão das participantes sobre como as políticas macroeconómicas moldam as realidades vividas pelas mulheres.

Essa ediçao contou com a participação de um total de 30 mulheres, com idades compreendidas entre os 20 aos 47 anos.


Primeira Escola Feminista - Novembro 2018

A primeira escola foi realizada em Novembro, por um período de 5 dias no município de Viana, Luanda e proporcionou uma plataforma para 30 mulheres, de todas as esferas sociais e idades, de 6 províncias do país. O propósito desse workshop intensivo foi fortalecer o movimento feminista e criar um grupo de mulheres comprometidas, capazes de levar adiante a agenda da luta contra as desigualdades de género.

A metodologia da escola foi participativa e experiencial, orientada por princípios feministas de ensino e aprendizagem, com fortes referências na pedagogia de Paulo Freire, segundo a qual o “diálogo e a experiência dos sujeitos geram um processo reflexivo e de auto-conscientização, voltado para uma acção política transformadora da realidade”.

O projecto enquadra-se na estratégia de actuação do Ondjango Feminista, mais concretamente a de consciencialização política: reconhecemos que é uma ferramenta crucial de transformação social, e representa o primeiro passo crítico para abordar as desigualdades de participação das mulheres em todos os níveis da sociedade.

Fotos: Kamy Lara