Ondjango Feminista Ondjango Feminista

ABYSMUUS - Entre os Espaços e os Acessos

O Ondjango Feminista tem a honra de apresentar a 3ª edição da sua Exposição Colectiva, denominada "Abysmuus – entre os Espaços e os Acessos".

Para essa edição, temos novidades! O projecto prevê um programa mais abrangente, começando com uma formação e terminando com a exposição. Contaremos com a colaboração e parceria com a Rompe Luanda e a Associação Otratierra.
Participa!

Leia mais
Ondjango Feminista Ondjango Feminista

Lugar de escrita - Ponciá Vicêncio

A leitura deste romance está longe de ser a mais agradável pela dureza de alguns episódios que são descritos, entretanto, em simultâneo, a leitura está bem perto de ser uma das mais penetrantes para qualquer pessoa, pela sensibilidade que a autora apresenta – uma sensibilidade que muitas vezes se perde nas histórias de ciências e nos artigos sobre a escravidão.

Leia mais
Ondjango Feminista Ondjango Feminista

Segunda edição da Escola Feminista

Nos dias 01 - 03 de Dezembro, aconteceu no Panguila, na provincia do Bengo a segunda Edição da Escola Feminista - uma introdução à macroeconomia a partir de lentes feministas. Esse projecto contou com a participação de um total de 30 mulheres, com idades compreendidas entre os 20 aos 47 anos.

Leia mais
Ondjango Feminista Ondjango Feminista

O ONDJANGO FEMINISTA NA MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES

A nossa companheira Cecília Kitombe participou do 13° Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, sob o lema “Força Feminista para Transformar o Mundo” que iniciou em Ankara, Turquia,  organizado pela Marcha Mundial das Mulheres. O Encontro decorreu de 6 a 12 de Outubro, e tem como objectivo desenvolver acções, projectos e processos para demandar os próximos cinco anos da Organização.

Leia mais
Leopoldina Fecaiamale Leopoldina Fecaiamale

Nenhuma a menos!

Não temos também políticas públicas efetivas e consistentes que amparam mulheres e meninas vítimas de violência, e isso constitui também um ato de violência e desrespeito aos direitos humanos das mulheres por parte do Estado. Um país que não protege devidamente as suas cidadãs e cidadãos – e não parece se esforçar muito para isso – não é um país que se desenvolve de forma justa e alcance níveis de bem-estar social significativos.

Leia mais
Ondjango Feminista Ondjango Feminista

Lugar de escrita - Bolo Preto

Benny e Bryon são dois irmãos que não se vêem há 8 anos e encontram-se a passar por um processo de luto. A mãe deles, Eleonnor Benett, morre e deixa uma longa gravação para os filhos ouvirem antes do seu enterro, na presença do seu advogado. Na gravação, Eleonnor começa por narrar a vida tumultuada de uma jovem da Ilha de Portland, na Jamaica: Covey, uma adolescente obrigada pelo seu pai a casar-se com um homem da mesma idade dele e que é agiota.

Leia mais
Ondjango Feminista Ondjango Feminista

Lugar de escrita - Maame

Maddie é uma jovem britânica de origem ganense de 25 anos, que passa a maior parte do seu tempo a cuidar do pai em sofrimento com a doença de Parkinson. Sua mãe passa mais tempo no Gana a cuidar dos negócios e o seu irmão mais velho, James, prefere viver com os amigos do que com a família. A mãe de Maddie a trata por “Maame”, palavra que na sua língua materna “Twi” significa “mulher”, e essa forma de tratamento reflecte as responsabilidades que lhe são atribuídas desde sempre.

Leia mais