O ONDJANGO FEMINISTA NA MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES
A nossa companheira Cecília Kitombe participou do 13° Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, sob o lema “Força Feminista para Transformar o Mundo” que iniciou em Ankara, Turquia, organizado pela Marcha Mundial das Mulheres. O Encontro decorreu de 6 a 12 de Outubro, e tem como objectivo desenvolver acções, projectos e processos para demandar os próximos cinco anos da Organização.
Participando do painel sobre Vida e Capital, a mana Cecília fez uma abordagem sobre as dimensões social e económica do nosso país, trazendo informações sobre a informalidade que afecta grandemente as mulheres. Falou sobre a crise económica, a entrada do FMI em Angola, o crescimento demográfico e os desafios na mobilização e consciencialização da sociedade para a importância dos direitos das mulheres. Igualmente, falou um pouco do trabalho feito dentro colectivo Odjango Feminista, apresentou e ofereceu alguns exemplares de algumas das edições do nosso Informe TUBA!
A Marcha Mundial das Mulheres é um movimento internacional de acção feminista que conecta grupos e organizações de base que trabalham para eliminar as causas profundas da pobreza e da violência contra as mulheres. O foco desse grande movimento é a luta contra todas as formas de desigualdade e discriminação dirigidas às mulheres.
Esse ano, o 13° Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres também comemorou os 25 anos de existência desta Organização. A jornada deste Encontro reiteira a extrema relevância da Marcha Mundial das Mulheres para a luta feminista, e demonstra a sua potência tendo em conta que está presente em mais de 60 países, com coordenadoras nacionais que fazem com que as acções sejam realizadas localmente com uma estratégia comum e global.