INQUÉRITO SOBRE ASSÉDIO SEXUAL
No dia 19 de Agosto de 2023, o Ondjango Feminista lançou um Inquérito Online sobre Assédio Sexual.
O assédio sexual é um dos problemas que mais afecta as mulheres no mundo, não sendo Angola uma excepção. Este comportamento ameaça e/ou viola vários direitos das mulheres que estão constitucionalmente consagrados, como o direito à autodeterminação ou o direito à livre circulação sem quaisquer constrangimentos (entre outros), a desumanização dos seus corpos enquanto corpos humanos, sociais e políticos.
O assédio sexual pode verificar-se em diferentes espaços e contextos, desde o espaço público ao espaço privado. Durante cerca de duas semanas, solicitámos a todas as voluntárias questões como: “Quantas vezes és confrontada com insinuações ou comportamentos inadequados que te constrangem e te deixam desconfortável?” ou “Quantas vezes deixaste de sair de casa ou de fazer algo devido a alguma situação de assédio já anteriormente vivida?”
O link ao Inquérito foi distribuido através das redes sociais do Ondjango Feminista (Facebook, Instagram, Twitter e Whatsapp). Foi garantido o anonimato a quem desejasse participar.
A recolha desses dados tem como objectivo uma melhor compreensão do quadro actual da problemática em Angola. A análise dos mesmos servirá de base para um artigo da 7ª edição do informe anual “TUBA!”, cujo tema é “Assédio Sexual – Uma desconsideração dos corpos das mulheres enquanto corpos políticos”.